quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O que aprendemos com... reflexão final

Bem sei que nestes mexericos religiosos não é certamente quem menos preconceituoso se mostrar que leva a sua avante e, ainda que reconhecendo que a minha série O que aprendemos com foi escrita um pouco em tom jocoso e sem grandes preocupações narrativas - não fosse a bíblia um livro multidimensional e baseado no diz-que-disse - há que tirar uma vaga conclusão das quatro histórias que tentei contar.

Caim, Abraão, e são meros personagens de circunstância numa impiedosa fábula que o mundo experiencia. Se por Caim entendermos o José da vila, por Abraão o padre Jacinto, por o católico de domingo e na velhota reformada que assume como bênçãos todas as conquistas dos seus netos conseguirmos vislumbrar vestígios de , estamos não só a encontrar representações com algum grau de fidelidade dos personagens acima referenciados nos elementos constituintes da sociedade portuguesa como também a perceber de que (tão pouco) singelo modo a religião tem influência nas pessoas, assumamos crentes por descarga de consciência. Mas não só estes últimos são visados pela nossa herança religiosa:
Se deus quiser, vai com deus, que deus me acuda, que deus te acompanhe, deus nosso senhor te ajude, 
tudo expressões que a maioria de nós (alguns mais descuidados que outros) utiliza no quotidiano, porque os nossos pais já as usaram à nossa frente, porque acreditamos no efeito daquelas palavras, por aflição de circunstância e, verdade seja dita, porque não pensamos em tudo o que dizemos. E vezes também há quando pensamos mas não intelectualizamos a nossa mensagem, o Fernando bem sabia o que isto é pois nunca caiu nesse erro, pobre coitado, tão louco e tão sóbrio.

Independentemente da ficção ou veracidade de Caim, Abraão, ou , parece-me justo afirmar que a) os temos, enquanto sociedade católica, como modelos a seguir - no caso de e Abraão - e modelos a ter em conta - no caso de Caim e - e b) existe quem se preste a fazer pedagogia sobre os seus exemplos. Mas já que tocamos na ferida, também existem os que c) não conhecem as histórias de tais senhores. Por ventura seriam estes, os desconhecedores, os menos afetados pela moral com que somos empapados, pois ao ignorarem o que vou mencionar a seguir, talvez evitassem questionar que deus é este e que autoridade tem ele para me obrigar a ser filicida. Ainda assim, em jeito de conclusão:

Caim
             deus não aceitou o seu sacríficio, não lhe explicou motivos para tal e fê-lo andar errante pelo mundo.


             deus, sem que nada o justificasse a não ser vontade divina, ordena-lhe que mate o próprio filho, Isaque.


            vê-se envolvido numa contenda entre deus e o diabo, que lhe retira as suas posses e a sua saúde por forma a renunciar à sua fé. Jó não o fez.

        
            é materialista, egoísta e não segue os mandamentos de deus. A sua mulher, ao ver a sua casa em chamas, vira-se para trás e é transformada numa coluna de sal.

Não espero uma reacção em concreto ou particular em relação àquilo que escrevi, apenas posso imaginar um alcance desde o choque até à indiferença. Não obstante, algo para mim é evidente: quem se mete com deus sai tramado.

5 comentários:

  1. Quando Deus pediu o filho de Abraão foi apenas para saber até onde ele iria por Deus. Deus não iria matar Isaque, se souberes a história sabes que isso não aconteceu. Quanto a Caim...Deus não aceitou o seu sacrificio porque não foi de coração, Caim só ofereceu aquele sacrificio pq o irmão tinha feito o mesmo, mais uma vez se souberes a história que está na bíblia percebes isso. Quanto a Jó, Deus sabia desde sempre que Jo sempre seria fiel por isso deixou q o Diabo lhe tirasse o que tinha, mesmo assim depois de perder a familia e tudo o que tinha, Jo permaneceu fiel e depois teve a recompensa. Quanto a Ló, Deus disse para eles nunca olharem para trás, eles olharam...ficaram em estátua de sal. Isto para te dizer que Deus é um Deus de amor, e não é o facto de não acreditares n'Ele que vai deixar de existir. E na verdade a ideia não é sermos marionetas nas mãos d'Ele, a ideia é reconhecermos quem somos...meros homens, imperfeitos, que podem ter atitudes boas e más mesmo sem acreditarmos em Deus, no entanto, o que Deus quer é o reconhecimento de que precisamos d'Ele. É o mesmo sentimento que um Pai, uma Mãe têm em relação aos filhos, independentemente dos que eles fizerem eles amam-nos à mesma, no entanto, querem sentir tb que os filhos os reconhecem na vida deles e que os amam também. E quanto a injustiças no mundo, guerra e fome, quem fez tudo isso fomos nós, homens e exactamente por não sermos marionetas isso acontece, nós, homens, temos o livre arbítrio, logo podemos escolher, mas claro, como todas as escolhas...existem consequências...

    Carolina C.

    ResponderEliminar
  2. Olá...
    Deus é um Deus de Amor, mas cada um de nós tem o livre arbítrio para escolhermos o que quisermos...No entanto, como todas as escolhas existem consequências...consequências provocadas pelas escolhas que fazemos. Mas...o facto de não acreditares em Deus não vai fazer com que Ele deixe de existir.
    Quanto a Caim, Deus não aceitou o sacríficio dele porque ele só ofereceu o sacrificio porque o irmão o fez e não foi de coração. Acho que se fosse contigo, se te oferecessem alguma coisa, só porque outra pessoa também o tinha feito e se tu soubesses isso, talvez também não aceitasses.
    Quanto a Abrãao, Deus pediu que ele matasse Isaque porque sabia que era o que ele tinha de mais precioso na vida e era para ver até onde ele seria fiel com Deus, se souberes a história, sabes que Isaque não morreu, a ideia não era essa.
    Quanto a Jó, Deus sabia que ele iria permanecer fiel, mas tal como existe Deus, existe o Diabo, e este decidiu testar Jó, a família toda morreu, ficou sem nada, mas continuou fiel a Deus e no fim, foi recompensado.
    Quanto a Ló, Deus foi bem claro quando disse para eles saírem daquela terra e disse para nenhum deles olhar para trás, a esposa de Ló olhou...acabou por ser transformada em estátua de sal.
    Quanto ás injustiças no mundo, guerras e fome...são consequências das escolhas dos homens, exactamente por não sermos marionetas nas mãos de Deus é que existem essas coisas. Nós somos homens, capazes de fazer coisas boas, mas também de fazer coisas más, como sabes...nós é que fazemos o nosso caminho com as nossas escolhas...Deus é exactamente como um Pai, que não nos obriga a fazer nada mas continua a amar-nos e a querer ter um lugar na nossa vida, no entanto, ele prefere que sejamos nós a escolher isso. Se cometemos erros na vida, temos sempre as consequencias nas quais os nossos pais não podem intervir, neste caso, Deus também não intervém...só se tu quiseres que isso aconteça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Precarolina:
      Responderei o mais rápido possível, para já vou aproveitar este dia maravilhoso de sol que se faz sentir. Até já.

      Eliminar
  3. Cara Carolina C,
    Em primeiro lugar, obrigado pelo comentário. Estou sempre disposto a discutir pontos de vista e o teu, embora entre em conflito com o meu, está muito bem expresso, com uma lisura notável.
    Vamos por partes: em primeiro lugar - e tenho de dizer isto porque não estou certo que tenhas lido o artigo com o enfoque em Abraão -, eu acabo por referir que Isaque não foi morto. -> http://ainvencaodedeus.blogspot.pt/2011/10/o-que-aprendemos-com-abraao-parte-2.html
    Para nos referirmos a Abel e Caim, temos de, naturalmente, ler o único livro com a história destes dois irmãos. E nesse caso voltamo-nos para a Bíblia. Ora, tanto quanto sei (e posso não saber assim tanto), esta última não especifica literalmente as razões nem que levam Caim a fazer o seu sacrifício nem que levam Deus a puni-lo. O que, se não estou em erro, é falado, é algo como (parafraseando) "mas e se voltares para trás e apagares a ira do teu semblante, não te trará isso enaltecimento?". Pois bem, não bastava que o sacrifício tivesse sido rejeitado como ainda por cima não são específicas as razões de tal rejeição. Parece-me justo dizer que as únicas pessoas que viviam naquela terra viviam à base dos porquês do seu criador. Mas e quando estes não lhes são concedidos, de que forma podem reagir? (Não, não estou a legitimar o homicídio). Se, por outro lado, ousarmos (como eu fiz) a interpretar fora dos cânones religiosos esta história, é possível que tiremos conclusões diferentes do que realmente aconteceu. Mas adiante.
    E então Jó: "olá, eu devo tudo o que tenho ao Senhor e dou graças por isso." Uma das premissas que é transversal a todas estas histórias é a de deus como o único que dita o futuro. Mais diria eu, mas não por inspiração divina, que o futuro jaz em deus. Tendo em conta isto, porque carga de água deixou deus que um ser tão horrível atentasse contra um dos seus servos fiéis? Dir-me-ás que foi porque deus sabia "que ele sempre seria fiel", mas se for assim o exemplo é inócuo, não há imprevisibilidade, nem merece louvor nenhum porque tudo o que aconteceria estava a ser ditado por deus. Parece que o livre arbítrio é bonito mas só até certo ponto, porque se decidir agir um milímetro ao lado daquilo que deus ordena eu receberei punição... e se agir exatamente como ele ordenou então louvado seja o senhor!
    Finalmente - e embora fique muito para dizer - hás-de me apontar onde eu terei dito que deus vai deixar de existir só porque eu não acredito nele. Talvez me tenha falhado.
    Quanto ao resto do comentário, em que trazes à baila a relação pai-filho que se deve estabelecer quando nos relacionamos com deus, acho que há muito que isso foi conspurcado. Mas não pelas ações do homem, antes pela inoperância do mesmo deus de amor.

    ResponderEliminar
  4. Caro André Santos,
    Que a Paz esteja consigo e com a sua familia.
    Relativamente a estes assuntos, você está a pisar um terreno muito perigoso, apenas lhe transmito isso para que leia a Palavra de Deus e em Oração com Jejum faça um pacto com Deus.
    Em primeiro lugar, Deus é um Ser Plural, quando falamos em Deus, falamos em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito, por isso Deus disse: "Façamos o homem à NOSSA imagem"...palavra NOSSA é mais que uma pessoa.
    Um pequeno exemplo, Abraão e Isaac, naquele cenário, Abraão oferecer seu Filho Isaac, trata-se daquilo que Deus Pai iria fazer ao enviar seu Filho Jesus para que o homem e os Seres Celestiais compreende-se o que é Amor.
    Você se ler o Livro de Jó, vai perceber que não estamos só neste Universo e a Palavra de Deus nos diz que muito são os Seres que vão a reuniões Celestiais, o qual até à morte de Jesus na Cruz, lucifer ia representar a Terra. Amigo, nós somos uma areia no oceano, somos tão pequenos que não cabe entender Deus, pois serias um Deus também e isso foi o que originou a guerra no céu, sim a guerra, lucifer o anjo poderoso, o chefe das hostes celestiais queria ocupar o trono, teriamos muito que falar e seria interessante e chegarias a uma conclusão que Deus existe sim. Agora, voltando ao que escreves-te, todo o velho testamento aponta para a chegada do Salvador. O cenário de Abraão, Jacob, Isaac, José...amigo veja que tudo tem um acontecimento que aconteceu com Jesus, para que ninguém coloque em causa que Ele é Divino, o Enviado, o Escolhido, a Porta, o Caminho, a Verdade, a Vida...para que todo aquele que crer não padeça, mas tenha a Vida Eterna. Hoje, ninguém se preocupa, fala-se de Deus em vão, altera-se os Mandamentos, etc.
    Quero frisar que Deus não é só para a Terra, mas para todos. Imagine se Deus puni-se Lucifer e os anjos caidos e os destrui-se. Você acha que os outros anjos obedeciam a Deus por Amor? Claro que não. Nem em Deus viam amor e obedeciam por temor. Assim Deus cria a Terra, Deus Pai já sabia que o Homem ia cair, mas tinha um plano para todo o Universo, enviaria seu próprio Filho, para todos os seres celestiais verem a estratégia de lucifer o enganador e mostrar a todos que Deus é Amor.
    Amigo, eu gostaria muito de mostrar a Verdade, muitas são as religiões que falam disso, mas a religião não salva, nem ser de determinada religião salva alguém ;)...existe sim um Povo que Guarda os Mandamentos de Deus e têm a Fé de Jesus (Apocalipse 14;12)...não é uma religião, mas sim um povo que obedece ao Mandamentos (Exodo 20) e tem a Fé em Jesus. Fica na Paz de Cristo, alguma coisa diga...strumf@hotmail.com.
    P.S - Deve deixar este Blog, temos o cenário da cruz ;)...dois pecadores, no meio a solução. Um escolhe a melhor parte e o outro não. Você escolhe também :), abraços e fica em Paz (Shalom)

    ResponderEliminar

Tente especificar o seu comentário ao post em questão.